A linguagem é o melhor veículo de organização da informação – por meio de palavra, pensamento, gestos, ela é omnipresente : pensamento consciente ou inconsciente, cognição, atos sociais, tecnologia. E cada vez mais o seu desenvolvimento toma novas formas.
É o momento de a convocar.
Volto à escada em caracol referida logo no início e também à proposta feita nesse momento – ir subindo a escada ao mesmo tempo que um fio que seguramos na mão, vai ligando os diferentes patamares.
Sugestão:
– visualizar a linha que o fio formou.
– descrever, em voz audível – para integrar também o ouvido – o movimento que o fio forma, as escadas por onde passa (cor, material, os degraus (suaves, difíceis), o contexto (luz, silêncio)…
Quanto mais completa for a descrição (tendo em conta os diferentes momentos – ver, ouvir, integrar a informação) mais efetiva se tornará.
………………………………………………………………………………………………………….
Faz-me sentido pensar que chegámos a um patamar e que, para continuar, haverá que subir as escadas que levarão ao próximo.
Pelo sentido que vem sendo definido, a subida será influenciada pelo que aconteceu no patamar anterior (anteriores).
Uma primeira organização da informação será necessária. Assim como uma avaliação.
Cada um a fará a seu jeito.
………………………………………………………………………..
Eu venho sentindo interesse em publicar, em livro, este conjunto de publicações.
Aproveitarei o momento para pensar melhor sobre isso, preparar o processo (se for o caso) e encontrar um editor interessado…
Agradeço a todos os que me têm seguido.
